O que fazer para mudar de vida?

Você já parou para se perguntar: “Estou vivendo a vida que realmente quero ou estou apenas seguindo o mundo?” Entre as demandas do dia a dia e os rótulos que vestimos, muitas vezes ficamos no modo automático e esquecemos de quem verdadeiramente somos e do que esse alguém quer.

Para recuperar essa preciosidade interior, este artigo não se trata de apenas um texto sobre mudança de vida ou sobre hábitos para mudar de vida, mas é um mergulho que te levará a redescobrir a essência que pulsa dentro de você, a resgatar sonhos que talvez tenham sido reprimidos e acender o que faz o seu coração vibrar.

 Esta leitura será uma experiência especial, que vai te dar a direção para fazer uma mudança de vida profunda e alinhada ao seu verdadeiro eu.

Mudar de Vida com Propósito

Como mudar de vida financeiramente? Como mudar de vida em 3 meses? Como mudar de vida aos 30? Como mudar de vida aos 40? Aos 50, 70…? 

A busca por uma mudança de vida de forma aleatória, apenas por mudar, não te trará paz interior e nem satisfação pessoal duradoura.  Se você quer mudar, que tal fazer de forma consciente? Encontrar um caminho que realmente ressoe com a nossa essência pode ser uma das jornadas mais transformadoras da vida. 

Talvez você parou para refletir sobre a vida e sente como se uma nova fase estivesse te chamando, mas sem saber exatamente para onde ir. Ou até talvez você lê aqui ou ali alguma frase sobre mudar de vida e sinta uma inquietação silenciosa. De toda a forma, essa é uma etapa poderosa, e, são as perguntas certas que abrirão portas para essa transformação.

Como Mudar Minha Vida: Por Onde Começar

Pegue papel e caneta e responda as 4 perguntas a seguir e você terá em mãos o caminho que te levará a mudar de vida com propósito e direção.

Prepare-se: Garanta papel e caneta para anotar. Não deixe para guardar na memória ou para fazer depois. Aqui você pode perceber o nível de comprometimento que você tem com sua vida. Serão 4 perguntas, cada uma quando refletidas, geram um nível de transformação sublime.

Tudo pronto então? Sente-se em um local calmo, pegue seu chá, deixe sua mente serena, inspire devagar contando até 6 e depois expire contando até 6 mentalmente. Não se envolva com os pensamentos que surgir. Repita 3 vezes bem devagar e inicie as reflexões, registrando em detalhes cada resposta. Procure não racionalizar. Bom mergulho!

Dinheiro Infinito

1. Se dinheiro não te faltasse o que você faria?

Essa é uma das perguntas mais diretas para nos ajudar a ver além das barreiras financeiras e ir direto ao que realmente desperta a nossa paixão. Imagine sua vida se a pressão financeira desaparecesse, ou como dizem, “se dinheiro não fosse problema” e pergunte a si mesmo: o que sobra? Se já tivesse o dinheiro que precisa, o que estaria fazendo dos seus dias, meses, anos?

Esse exercício tem o potencial de revelar o que verdadeiramente faz seu coração vibrar alto. Ele tira a motivação do resultado e coloque ela no processo, direcionando para algo que realmente tem a ver com você. 

Ao remover o peso do dinheiro, você cria um espaço para refletir sobre o que realmente importa para você.

Dica prática:

  • Dedique um tempo para listar 5 atividades e projetos que você adoraria fazer independentemente de qualquer recompensa financeira.
  • Agora sinta como se você estivesse realizando cada uma dessas ideias e projetos.
  • Sem racionalizar, perceba qual/quais deles(as) mais fazem seu coração vibrar? Isso vai te guiar para o que realmente tem significado pra você.

Validação Externa e Medo do Julgamento

2. Quem eu seria se não tivesse medo da opinião dos outros?

Quantas vezes você deixa de fazer algo ou evita ser quem realmente é por receio de julgamentos? Mergulhe fundo em si mesmo e se questione: 

Se eu fosse completamente livre para ser quem sou, o que eu expressaria? Imagine que as expectativas e julgamentos dos outros não existissem – como você seria?

Essa é uma prática de liberdade interna, de se permitir existir sem precisar de validações externas. Como Marco Aurélio reflete em suas Meditações, a verdadeira liberdade é uma conquista interior. E para mudar de vida, é preciso se desprender dos papéis e das máscaras que usamos em função dos outros.

Trazendo para os dias atuais, com uma visão semelhante sobre as amarras da validação externa, Michael Singer no livro A Alma Indomável, nos diz que nosso verdadeiro potencial floresce quando paramos de viver em função de medos e expectativas externas.

Dica prática:

  • Identifique uma ação e uma ideia que você tem reprimido por medo do que outros possam pensar.
  • Experimente colocá-la em prática em um ambiente seguro, mesmo que seja para si mesmo.

Sucesso na Vida

3. Qual é a minha definição de sucesso?

Muitos de nós, tendemos a estar envolvidos com aquilo que representa sucesso para o mundo. No entanto, mudar de vida de forma consciente,  exige redescobrir o que significa sucesso para você. 

Quando deixamos de lado a visão limitada de sucesso apenas como status e dinheiro, ou seja, se esses fatores forem removidos da equação, você consegue evitar de cair em armadilhas externas de sucesso, como trabalhar a vida toda e alcançar aquilo que o mundo diz que “deveria” conquistar, para depois perceber que nada daquilo te deixou feliz de verdade.

A busca por um propósito autêntico pode redefinir nossos parâmetros de sucesso e a direção de nossas ações na vida.

Dica prática

  • Reavalie com carinho seus objetivos de longo prazo.
  • Pergunte a si mesmo se eles refletem seus valores mais profundos ou apenas o que você acredita que “deveria” conquistar.

“Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e, nesse meio tempo, faz o que gosta.” 

– Bob Dylan

Mudar de vida e ser feliz

4. O que me traz verdadeira felicidade?

 Esta é uma das perguntas centrais para encontrar seu Ikigai – o propósito de vida segundo a filosofia japonesa. Saber o que realmente traz alegria e realização é a luz que guiará todas as suas decisões. 

Depois dessa resposta você tem clareza para entender o caminho a seguir. O que te faz feliz pode direcionar suas escolhas das pequenas às complexas, pois esse é o alicerce do seu propósito maior. Como ressalta Ken Mogi, autor do livro Ikigai, a verdadeira felicidade surge de pequenas experiências e está alinhada à sua missão pessoal.

Dica prática:

  • Crie uma lista com as coisas que realmente te trazem alegria no dia a dia, por mais simples que pareçam.
  • Avalie suas anotações e encontre alguns padrões.
  • Pergunte a si mesmo: como posso incorporar mais disso na minha vida?
  • Depois de uma semana volte na sua resposta e defina como vai incorporar nos seus dias.

Tornando a Mudança Possível

Você manifesta no plano físico tudo que você quer e o que você vibra, então que seja de forma consciente, com algo significativo e alinhado aos seus valores, ao seu propósito interior, é aí que a mágica acontece! 

Essas perguntas, se respondidas com comprometimento e coração aberto, te darão a direção para a sua mudança de vida estar de acordo com o que  é importante para você. 

Se você fez o exercício completo proposto, agora sim você tem clareza para partir para os hábitos para melhorar de vida ou os hábitos de como ser uma pessoa melhor e mudar de vida. 

Quem opta por pular essa etapa de se entender primeiro, ou seja, parte logo para os hábitos para mudar de vida,  provavelmente irá mudar os hábitos de vida da sua parte superficial, aquela que faz o que o mundo dita, não o que sua verdadeira essência nasceu pra ser. E isso traz frustração ao invés de autorrealização e paz interior.

Aqui em nossas Conversas Mágicas no menu Desenvolvimento Pessoal, você encontra artigos com estratégias para criar novos hábitos, para manter a consistência, para abandonar hábitos negativos. Mas, de verdade, só vá em frente se realmente fez o exercício proposto e conseguiu ter clareza das suas preciosas respostas.

Percorra essa jornada de mudança com auto-acolhimento e com pequenos passos, celebrando cada conquista, por menor que pareça. À medida que avança, perceberá que mudar de vida não é um salto imediato, mas uma série de escolhas conscientes que se acumulam. Por isso cada escolha importa. Cada dia importa. E durante esse processo, simplesmente aproveite! Afinal a felicidade não é um destino; é a própria estrada em que caminhamos.

Gratidão pelo seu tempo aqui comigo e essa troca de energia. Beijos de luz, Alline.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending Posts

About Me

Vem comigo! Estou Alline nessa bela experiência terrena e compartilho com você ensinamentos que aprendi através de cursos, livros, mentorias, terapias, vivências e de minha própria jornada e experimentos.  

Bem-vindo! Bem-vinda!  É mágico ter você aqui!

Follow Me

Pink Paradise

-Fragrance makes us dream-

Popular Articles

No Posts Found!

Newsletter

Subscribe For More!

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Ciclos

Categories

Instagram

Edit Template

© 2023 Created with Royal Elementor Addons