Hoje as informações fluem em cascata, invadindo nossa mente desde a primeira notificação da manhã até o último olhar no celular antes de dormir. Em um passado recente também existia uma certa exposição, mas se baseava mais ao rádio e à TV; hoje ela nos acompanha incansavelmente por meio de celulares e dispositivos que são quase um órgão do nosso corpo. E podemos até fazer de conta que isso não é um problema, mas é fato que esse acúmulo invisível consome nosso espaço interior, nossa paz, criando uma neblina que deixa turva nossa clareza mental. .
“Quando não vamos a algum lugar, vamos a qualquer lugar – e ‘qualquer lugar’ na internet raramente é um bom lugar para nós.”
– Brett McCracken
O que Ganhamos Adquirindo tanto Conhecimento?
Embora a informação possa ser uma ferramenta importante, seu consumo exagerado e desordenado provoca um impacto profundo na nossa clareza mental, uma espécie de cansaço inexplicável. O resultado é que a mente está abastecida de informação, mas sem nenhuma sensação de verdadeiro conhecimento ou paz interior.
Porém o perigo está invisível. Se ajeita na cadeira, pega um chá e analisa comigo. Quando se consome informações vazias em excesso, isso pode ser até fácil de perceber, certo? Já muito se fala sobre ‘rodar feed’ de rede social por exemplo, o quanto é nocivo. Mas e quando o excesso vem de conteúdos que escolhemos a dedo? Aqueles conteúdos de valor, sabe? Será que até aquele podcast incrível, aquele livro transformador, aquele vídeo inspirador ou até mesmo esse artigo podem estar te sobrecarregando? Pois é…
Isso está Bloqueando Sua Clareza Mental e Você nem Sabe
Talvez aconteceu ou aconteça com você também. Por muitos anos, eu acreditava que estava fazendo a coisa certa, me afastando de informações banais, vazias, passava distante de jornais, notícias desastrosas, assuntos de celebridades, fofocas e conteúdos supérfluos. Há milênios não assisto televisão (bom, pelo menos parece que faz tanto tempo). Em vez disso, alimentava minha mente com conteúdos que eu julgava enriquecedores para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Livros, podcasts, vídeos – tudo de alta qualidade, voltado para o crescimento. Eu sempre amei estudar, aprender coisas novas, me aprofundar em conhecer mais e mais. Porém, veja que ironia…
Aos poucos, comecei a notar uma ansiedade que me deixou intrigada: quanto mais consumia, paradoxalmente, menos eu conseguia ter clareza para fazer o que eu aprendia. Uma armadilha!
Esse foi um ponto de virada. Percebendo esse paradoxo, fui pesquisar sobre e o assunto e ficou claro: o excesso, mesmo de bons conteúdos, pode ser tão nocivo quanto o consumo de informações vazias. A quantidade estava criando uma sobrecarga sutil, mas real. A sabedoria que eu esperava adquirir com tanto afinco parecia estar sendo encoberta por uma montanha gigantesca de informações.
Perguntas para Diagnosticar se o Consumo de Informações está te levando à Dificuldade de ter Clareza Mental, Foco e Concentração:
1. Você sente que sua mente está dispersa e inquieta?
2. É comum sentir-se confusa(o), sem conseguir estabelecer uma linha de raciocínio clara?
3. Percebe que o excesso de dados consome seu tempo e impede sua conexão consigo mesma(o)?
4. Acorda cansada mesmo quando dorme bem?
Como o Excesso de Informação Afeta Sua Paz Interior?
Se você sente que, mesmo descansando, ainda se encontra mentalmente exausta, se você se identificou com essa ou mais questões, pode ser que seu consumo de informações esteja além do que sua mente pode processar. Essa sensação de exaustão invisível cria uma barreira que impede a mente de acessar a quietude necessária para o autoconhecimento e o despertar.
Nosso dia a dia é saturado com dados, mas muitas vezes nos falta clareza verdadeira – aquela que vem de uma sabedoria mais profunda. Quando permitimos que nossas mentes fiquem ocupadas demais, perdemos a capacidade de escutar nossa voz interior, ouvimos apenas a mente tagarela. E sem essa escuta, ficamos cada vez mais distantes de nossa essência e da intuição que nos guia para escolhas mais conscientes.
A Pirâmide da Sabedoria: Equilibrando o Consumo de Informação
Gosto de pensar no consumo de informação como Brett McCracken aborda em seu livro a “Pirâmide da Sabedoria”. O autor genialmente traz a ideia da Pirâmide alimentar para o consumo de conteúdo. Veja, assim como nosso corpo está para a alimentação, nossa mente precisa de porções de qualidade e também equilibradas de conteúdo para se nutrir sem se sobrecarregar. Repito, de qualidade e equilibradas, ou seja, precisamos selecionar e dosar.
No topo dessa pirâmide estão as distrações superficiais – conteúdos que alimentam a ansiedade e nos afastam do nosso centro. Mas, e se colocarmos também no topo o excesso de conteúdo “valioso”, que consumimos sem refletir e sem dar espaço para o silêncio?
A base, então, é reservada ao que verdadeiramente nos conecta com a essência, aquilo que realmente queremos absorver. Mas sem exagerar na porção. Assim como na alimentação, nada adianta escolhermos alimentos nutritivos e saudáveis se exagerarmos na quantidade. Para isso, é necessário após consumir um conteúdo, abrir tempo para digeri-lo! Ou seja, refletir sobre o que consumimos, silenciar. Esse equilíbrio é o que nos permite caminhar com mais presença, mantendo a mente clara e focada no que realmente importa.
3 Passos Para a Clareza Mental
- 1. Pratique a “Dieta da Informação”: Como na Pirâmide sabedoria, escolha o que é realmente nutritivo para sua mente e estabeleça limites para o consumo de conteúdo, assim como faria com a alimentação. Selecione apenas aquilo que ressoa com seu crescimento, aprofunde-se neles e mantenha o foco no que realmente te agrega valor.
- 2. Menos é mais: Diante do que você selecionou, reduza significativamente o volume de conteúdo diário e abra espaço para que cada ideia possa ser realmente digerida e refletida. Entenda que se você ficar ‘se enganando’ e a sua mente vai querer fazer isso, dizendo, ‘só mais este vídeo’ ou ‘eu preciso muito dessa informação’, você estará fora da pirâmide da sabedoria. Tenha esse compromisso com você.
- 3. Agende Momentos de Silêncio: Crie dois momentos no dia para desopilar a mente e desconectar-se completamente da informação. Respire fundo, observe o silêncio e permita que sua mente relaxe. Esses momentos são essenciais para a limpeza mental. E essa higiene mental é fundamental para florescer a clareza mental.
Conecte-se com Sua Essência
Imagine uma tela em branco onde cada pensamento que chega forma uma nova pincelada. Se a tela estiver sobrecarregada de imagens, não conseguimos mais enxergar o que é essencial. Do mesmo modo, a mente, quando sobrecarregada, perde o foco, a clareza e a paz.
A chave para manter-se conectada com sua essência está em reduzir o excesso de informações e criar espaço para o silêncio e a reflexão. Assim, você começa a ver a beleza de uma mente clara, que se permite parar e ouvir a própria voz interior. E quando você perceber essa calma, vai notar que esse silêncio é mágico, é repleto de sabedoria e intuição que sempre estiveram ali, apenas esperando você abrir espaço.
Conclusão: Escolher dar espaço para o silêncio é um lindo ato de autocuidado. Que tal começar hoje com apenas alguns minutos de silêncio, e sentir a mágica acontecer? Aprecie como a sua mente se expande para receber apenas o que realmente importa. Desejo um momento mágico para você!
Gratidão por seu tempo e sua energia aqui. Beijos de luz… Alline Helena